SEGUNDA FEIRA, 16 DE DEZEMBRO DE 2019 siga-nos:

Graduação em Comércio Exterior

 

Ato Legal: Autorização: Portaria SESu Nº 580, de 03/12/2007, DOU de 05/12/2007, Seção 1

Missão
Formar profissionais para atuar no campo do Comércio Exterior, capacitando os alunos para a montagem e análise das tendências mercadológicas, a elaboração de estratégias negociais e o gerenciamento das atividades comerciais em âmbito internacional.

Finalidade e Objetivos
O objetivo deste curso é desenvolver nos egressos sólidas competências profissionais perfeitamente aderentes às demandas do atual mercado de trabalho. O alcance de tal objetivo se sustenta pela estruturação curricular baseada no desenvolvimento das competências de saber fazer e de saber agir dos alunos, pelo conjunto de práticas pedagógicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizado para fundamentar a construção de tais competências.

Capacitar o aluno para atuar em um mercado globalizado e competitivo, fornecendo uma visão global do comércio exterior e examinando aspectos práticos da profissão como sistemática de importação e exportação, gestão de câmbio, aduaneira e financeira, legislação do setor e outras, de modo
a garantir a formação adequada ao sucesso profissional.

Perfil do Egresso
O profissional egresso do curso que se pretende formar deverá ser capaz de:

  1. identificar e analisar problemas;
  2. apreender, processar e mobilizar conhecimentos e,
  3. planejar e organizar a ação.

O desenvolvimento de tais aptidões então tornar-se-á o fundamento necessário para a construção no profissional da competência de saber fazer, quando ele se mostra capaz de resolver problemas complexos relacionados aos conhecimentos que ele pode mobilizar.

De modo complementar, só quando este profissional desenvolve um conjunto mais amplo de habilidades comportamentais relevantes, tais como:

  1. habilidade de relacionamento interpessoal;
  2. proatividade e empreendedorismo e
  3. liderança e gestão da mudança.

Importante dizer que este mapa de competências propiciará ao egresso o domínio dos principais processos que garantem o funcionamento das organizações de comércio exterior e das melhores práticas de gestão para estas organizações. Desta forma, este profissional deverá ser capaz de:

  1. analisar a política e as normas de importação e exportação;
  2. elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos e laudos;
  3. analisar o potencial de exportação e importação de produtos;
  4. analisar os procedimentos mercantis de cada país, em especial fatores como negociação das mercadorias, formas de concorrência, política e normas de exportação/importação;
  5. compreender os regimes alfandegários, cambial, sistemas de impostos e taxas em vigor nos países em que pretende atuar ou está operando, atualizando-se sempre nesse domínio;
  6. analisar e interpretar informações econômicas, interpretando cenários econômicos e sociais;
  7. evidenciar conhecimentos legais relacionados com a área de atuação profissional e
  8. possuir uma visão ampla sobre a complexidade que caracteriza o sistema de comércio interno e internacional.

Posto de Trabalho
O profissional egresso do curso que se pretende formar poderá ocupar os seguintes postos de trabalho (segundo o CBO – Classificação Brasileira de Ocupações):

Gerente de câmbio e comércio exterior (código 1417-15)
Comercializam produtos e serviços financeiros; implementam processos operacionais; planejam processos de operações bancárias; coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos; gerenciam pessoas; traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização; administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros; comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Analista de transporte em comércio exterior, agente de comércio exterior (código 3421-05)
Controlam operações de transportes envolvendo dois ou mais modais de transportes; programam e coordenam embarque, transbordo e desembarque de carga. Contratam serviços de transporte e supervisionam armazenamento e transporte de carga e eficiência operacional de equipamentos e veículos. Pesquisam preços de serviços de transporte, identificam e programam rotas de transporte e informam sobre condições do transporte e da carga.

Analista de exportação e importação (código 3543-05)
Realizam operações de comércio internacional para importação e exportação de produtos e serviços; processam operações de importação; traçam planos de exportação; analisam mercado internacional de produtos e serviços; participam da promoção de produtos ou serviços em feiras e outros eventos, prestando orientação técnica aos visitantes ou participantes; orientam o desembaraço aduaneiro. Podem expressar-se em língua estrangeira.

 

SECRETARIA
Tels.:
 3866-0029 / 3868-8279 / 2209-9431 / 2209-9439 / 2209-9441
E-mail: secretaria.frasce@frasce.edu.br

Rua Uarumã, n° 80 - Higienópolis,Rio de Janeiro - RJ

 

Organização curricular

 

 

 

 

FRASCE - Faculdade de Reabilitação da ASCE
Rua Uarumã nº 80 - Higienópolis - Rio de Janeiro - RJ
(21) - 3866-0029|3868-8279

Copyright © FRASCE - Produzido por www.ndtec.com.br