QUARTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO DE 2019 siga-nos:

Graduação em Fisioterapia


Coordenação:
Prof°Cesar Madureira Bachcoordenacao.fisio@frasce.edu.br

Ato Legal: Reconhecimento: Decreto Federal n. 83.479, de 21/05/1979, D.O.U de 22/05/1979.

Apresentação

A Fisioterapia, ciência que tem como objeto de estudos o movimento humano, ocupa hoje lugar de destaque entre as inumeras áreas de saúde.

A Fisioterapia utiliza vários recursos a fim de avaliar, diagnosticar, previnir, tratar e minimizar as diversas disfunções, alem de atuar em administração, educação e pesquisa científica.

 

Organização Curricular

Curriculo aprovado pelo Conselho Superior da FRASCE - CONSUP em dezembro de 2008, de acordo com as Diretrizes Curriculares nacionais para Cursos de Graduação em Fisioterapia. (Resolução CNE/CE 5.4 de 19/02/2002).

Missão do Curso

Formar profissionais generalistas pautados em princípio éticos, com visão humanizada, crítica e reflexiva, com habilidades e competências específicas da Fisioterapia necessárias para resolver os problemas fisioterapêuticos, integradas com o conjunto de conhecimentos da área da Saúde e suas correlatas, com uma visão global, sendo capazes de promover mudanças e auxiliar na solução dos problemas de saúde no contexto nacional, através da evolução dos conhecimentos das especialidades.

Visão do Curso

Ser reconhecido como um curso de excelência, um centro formador de Fisioterapeutas competentes no Rio de Janeiro, formando  profissionais  aptos a atuarem em todos os níveis de atenção à Saúde. 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral do Curso

  • I - Compreender os princípios éticos, pautados no respeito, no  exercício  da  cidadania,  na responsabilidade social, voltados para a funcionalidade humana em cenários de prática profissional que atendam ao modelo de atenção à saúde vigente no país o Sistema Único de Saúde - SUS, contribuindo para a evolução, valorização e adequada contextualização do fisioterapeuta enquanto profissional de saúde,  numa perspectiva técnico-científica, ética-humanística, intercambiando, ensino, pesquisa e extensão.
  • II - Desenvolver o pensamento crítico-reflexivo e os princípios do raciocínio clínico, considerando o ser humano e sua realidade na busca de soluções de problemas como membro de uma equipe,  desenvolvendo  a visão de saúde global preventiva, curativa e reabilitadora, tornando o profissional sensibilizado e comprometido com o ser humano, respeitando e valorizando o mesmo.

 

Objetivos Específicos do Curso

  • Utilizar  a tecnologia e a informação considerando os valores, e a realidade socioeconômica, para definir os problemas básicos de saúde, buscando informações em todos os níveis para que a realidade seja percebida e transformada, contribuindo para gerar novos conhecimentos através da pesquisa científica;
  • Participar da elaboração, execução e avaliação de projetos de atuação profissional multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares;
  • Atuar de forma generalista e global em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade, tornando o profissional participativo e transformador;
  • Desenvolver habilidades nas ações de planejar, gerenciar e atuar nos órgãos de saúde pública e privada, utilizando o raciocínio lógico, crítico e analítico, compreendendo todas as questões envolvidas na atuação profissional do fisioterapeuta: aspectos filosóficos, políticos, sociais, éticos, culturais, científicos, e clínicos estando apto a operar com valores, avaliações e  diagnósticos;
  • Analisar  o funcionamento da Política Nacional de Saúde, de forma a garantir a assistência integral a sociedade e participar de ações e serviços preventivos e curativos, de forma individualizada e coletiva. Participar do planejamento e dimensionamento de Serviços de Saúde e instituições públicas.
  • Executar, analisar e interpretar os exames complementares no diagnóstico e controle evolutivo clínico da demanda cinético-funcional, garantindo conhecimentos teórico-práticos que permitam estabelecer prognósticos fisioterapêuticos e a escolha da abordagem terapêutica mais apropriada a cada situação;
  • Atuar com autonomia para integrar os conhecimentos necessários à atuação fisioterapêutica;
  • Conhecer os processos fisioterapêuticos em toda sua complexidade permitindo incorporar novas tecnologias, inovações científicas e reavaliar sua conduta profissional continuamente;
  • Habilitar o futuro profissional para a  elaboração e  execução do tratamento fisioterapêutico, alta fisioterapêutica e orientações na seqüência do processo terapêutico;
  • Capacitar o discente na elaboração e interpretação de  documentos técnicos e avaliações clínicas.

 

Perfil do Egresso

O Perfil do Egresso do Curso de Fisioterapia foi definido  em consonância com a missão institucional,  com a matriz curricular proposta e com as Diretrizes Curriculares.
As competências e as habilidades a serem desenvolvidas junto ao corpo discente em Termos Gerais:

  • generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade; detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente;
  • comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério humanístico, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
  • consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
  • apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.

As competências e as habilidades a serem desenvolvidas junto ao corpo discente em Termos Específicos: Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Deter visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação e alta fisioterapêutica.
As atividades acadêmicas englobam o ensino de graduação, as atividades de iniciação científica/pesquisa e extensão, com a integração teoria/prática e a participação dos alunos em atividades fora da instituição.
A articulação dessas funções, com a participação do aluno, sob a supervisão docente, deve facilitar o processo ensino-aprendizagem, para a formação de um perfil de egressos requeridos pela sociedade, em consonância com o perfil institucional.
O egresso do curso de graduação de Fisioterapia da Faculdade de Reabilitação da ASCE será formado, nas múltiplas atividades teóricas-práticas, para estar apto a:

  • Atuar em equipes multidisciplinares;
  • Pensar criticamente, analisar  problemas  e procurar soluções para os mesmos;
  • Atuar, em todas as instâncias, com ética e cidadania;
  • Desenvolver a capacidade para a tomada de decisões;
  • Manter a confidencialidade das informações a eles guardadas, na interação com outros profissionais da saúde;
  • Ser transparente nas ações que envolvam decisões complexas e que tenham reflexos para a equipe à qual esteja vinculado ou aos seus pacientes;
  • Assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar do paciente e da  comunidade;
  • Tomar iniciativas e a atuar com responsabilidade;
  • Aprender continuamente, na teoria e na prática fisioterapêutica.

           
Este é o perfil do profissional que se pretende formar no Curso de Fisioterapia da FRASCE.  Além do mais, as  competências só se manifestam de fato, se ao longo do percurso de sua formação o aluno puder desenvolver e integrar aos processos de tomada de decisão aprendidos, habilidades variadas, trabalho em equipe, liderança, vontade de aprender e de estar aberto às mudanças.

Corpo Docente do Curso de Fisioterapia

Professor

Titulação

Adriana Moreira da Silva e Silva

Doutora

Antônio José Marinho

Mestre

Bruno Senos Queiroz Gomes

Mestre

Cesar Madureira Bach

Mestre

Cosme da Silva Guimarães

Especialista

Elizabeth de Lima Gil

Doutora

Guilherme Alves da Silva

Especialista

José Carlos da Silva

Especialista

Luciane Guimarães Martins Bastos

Especialista

Luis Carlos S. de Oliveira

Mestre

Maurício dos Santos Soares

Mestre

Renata  Santos Guimarães

Mestra

Silvana Cardoso Pelluso

Especialista

Suely Santos Motta

Mestra

Vagner dos Santos Medeiros

Mestre

 

Membros do Conselho de Curso – COC do Curso de Fisioterapia

    • Cesar Madureira Bach, Presidente do Colegiado;
    • Guilherme Alves da Silva, Membro Docente;
    • Silvana Cardoso Pelluso, Membro Docente;
    • José Carlos da Silva, Membro Docente;
    • Luiz Carlos S. de Oliveira, Membro Docente.
    • Claudio Cordeiro de Moraes, Membro Docente.
    • Jeferson Tzung Júnior, membro discente.

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA – 2017.1

 

 

 

1º PERÍODO

C.H. Total

 

Anatomia Humana I

120

 

Biologia e Histologia Geral

80

 

Metodologia do Trabalho Científico

40

 

Fundamentos de Fisioterapia

40

 

Leitura e Produção de Textos

80

Estudos Sócio-Antropológicos e Práticas Investigativas

40

 

Total

400

 

2º PERÍODO

C.H. Total

 

Anatomia Humana II

80

 

Fisiologia Humana

80

 

Biofísica

40

 

Anatomoneurofisiologia do Sistema Nervoso

80

Psicologia Aplicada

40

 

Bioquímica

40

 

Total

360

 

3º PERÍODO

C.H. Total

 

Ética, Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

40

 

Patologia Geral

40

 

Cinesiologia

80

 

Semiologia

80

 

Hidrocinesioterapia

40

 

Eletrotermofototerapia

80

 

Total

360

 

4º PERÍODO

C.H. Total

 

Anatomia Palpatória

40

 

Fisioterapia Cardio Pneumo Funcional I

80

 

Cinesioterapia

80

 

Bases de  de Farmacologia

40

 

Órtese e Prótese

40

 

Saúde Pública e Práticas Investigativas

40

Fisioterapia em Ginecologia-Obstetrícia e Urologia

40

 

Total

360

 

5º PERÍODO

C.H. Total

 

Traumato Ortopedia Clínica

80

 

Fisioterapia Cardio Pneumo Funcional  II

40

 

Recursos Terapêuticos Manuais

80

 

Neurologia Clínica

80

 

Imagenologia Aplicada a Fisioterapia

40

 

Total

320

 

 

 

 

 

 

 

6º PERÍODO

C.H. Total

 

Fisioterapia Neurofuncional

80

 

Fisioterapia  Traumato Ortopedica Funcional

80

 

Fisioterapia em CTI

40

 

Fisioterapia em Pediatria

80

 

Reumatologia Clínica

80

 

Estágio Supervisionado I -  Atenção Básica - 140 horas + 20h (Sala)

160

 

Total

520

 

7º PERÍODO

C.H. Total

 

Fisioterapia Dermatofuncional

80

 

Reumatologia Funcional

80

 

Fisioterapia em Saúde da Familia e Práticas Investigativas

40

 

Fisioterapia Preventiva e Biossegurança e Práticas Investigativas

40

 

Estágio Supervisionado II (Neuro Adulto e Criança-  Clinica Escola ) - 220 horas + 20h 9Sala de Aula)

240

Fisioterapia em Geriatria, Gerontologia e Práticas Investigativas

40

Fisioterapia Desportiva

80

 

Total

600

 

8º PERÍODO

C.H. Total

 

Fisioterapia Prática

120

 

Tópicos Especias em Fisioterapia

40

 

Estágio Supervisionado III ( Traumato - Reumato)  220h + 20h (Sala de Aula)

240

 

Total

400

 

9º PERÍODO

C.H. Total

 

Fisioterapia Onco-Funcional

40

 

Psicomotricidade

80

 

TCC I - Projeto de Pesquisa

40

 

Estágio Supervisionado IV ( Cardiorespiratória) 140 h + 20h (Sala de Aula)

160

 

Total

320

 

10º PERÍODO

C.H. Total

 

TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso -

80

Empreendedorismo

 80

 

Estágio Supervisionado V ( CTI ) 140h + 20h (Sala de Aula)

160

 

 

Total

320

 

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

 

 

 

Carga Horária de Conteúdo Científico

3000

Carga Horária de Sala de Aula de Estágio

100

 

 

Estágio Supervisionado

860

 

 

Atividades Complementares

200

 

 

Total Geral Carga Horária

4160

 

 

 

 

DISCIPLINA OPTATIVA

Libras

40

 


SECRETARIA
Tels.:
 3866-0029 / 3868-8279 / 2209-9431 / 2209-9439 / 2209-9441
E-mail: secretaria.frasce@frasce.edu.br

Rua Uarumã, n° 80 - Higienópolis,Rio de Janeiro - RJ

 

 

 

 

 

apresentação de tcc

 

 

 

 

FRASCE - Faculdade de Reabilitação da ASCE
Rua Uarumã nº 80 - Higienópolis - Rio de Janeiro - RJ
(21) - 3866-0029|3868-8279

Copyright © FRASCE - Produzido por www.ndtec.com.br