DOMINGO, 22 DE SETEMBRO DE 2019 siga-nos:

Metodologia de Pesquisa Científica em Fisioterapia


Coordenação:
Prof°Cesar Madureira Bachcoordenacao.fisio@frasce.edu.br

 

Normas para as Avaliações em Metodologia de Pesquisa Científica em Fisioterapia

Serão 3 (três) Avaliações, conforme normas da FRASCE.


I) AV1
Resumo crítico de 5(cinco) artigos publicados e indexados a qualquer base de dados ou livros pertinentes ao Tema da pesquisa, no valor de 9 (nove) pontos mais uma APS no valor de 1 (um) ponto.
Será confeccionado com base nas Normas ABNT para confecções de trabalhos científicos, constando obrigatoriamente de:
a) Capa,
b) Contra capa,
c) Introdução, desenvolvimento e conclusão, e
d) Bibliografia.
e) Cópia xerográfica dos cinco artigos.
* o item c será obrigatoriamente da seguinte forma:
1 (uma) página de Introdução
1 (uma) página para o resumo crítico de cada artigo, totalizando 5 (cinco) páginas de desenvolvimento, e 1 (uma) página para Conclusão, devendo envolver os cinco artigos nos comentários da conclusão.
Total de páginas do trabalho
9 (nove páginas) mais as cópias dos artigos.


II) AV2
Projeto de pesquisa totalmente finalizado e cumprindo todas as normatizações e recomendações que regem a disciplina, no valor de 9 (nove) pontos mais uma APS no valor de 1 (um) ponto.

 

III) AV3
Caso o discente não consiga alcançar a nota mínima de aprovação nas duas primeiras avaliações fará a terceira avaliação que constará de:
1 prova escrita sobre o seu Projeto de Pesquisa e sobre toda a matéria teórica da disciplina, no valor de 10 (dez) pontos.

 

FORMATAÇÃO ABNT DE TRABALHOS ACADÊMICOS PELAS REGRAS E NORMAS PADRÃO ABNT


O padrão de formatação de trabalhos acadêmicos normalmente utilizado pelas instituições de ensino superior são baseadas nas normas definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as quais são compostas pelas seguintes NBRs.


NORMA

DESCRIÇÃO

NBR 14724 / 2011 - Trabalho Acadêmico

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros)

NBR 10520 / 2002 - Citações

Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

NBR 6022 - Artigos científicos impressos

Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação

NBR 6023 –  Referências

Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

NBR 6027 – Sumário / 2012

Esta norma estabelece a apresentação do Sumário

NBR 6028 - Resumo e Abstract

Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.

Lembrando que todas as normativas definidas pelas NBRs são “recomendações”, que são ou não seguidas em sua totalidade pelas instituições de ensino.

1- FORMATO

O formato é a formatação geral de apresentação do trabalho acadêmico, e geralmente segue as seguintes normas:

  • Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm);
  • Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

Fica fácil de lembrar destes padrões pois na parte superior irá a numeração das páginas e do lado direito deverá haver espaço para encadernação.

  • Cor da fonte: preta em todo o trabalho
  • Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 pts
  • Tamanho da fonte de 10pts para:
    • Citações longas;
    • Notas de rodapé;
    • Legendas;
    • Paginação;
  • Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para:
    • Citações diretas (mais de 3 linhas);
    • Notas de rodapé;
    • Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas)
    • Referências Bibliográficas
  • Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm (mas isto é bastante flexível entre as instituições)
  •  

2 - PAGINAÇÃO

  • A numeração deve aparecer a partir dos elementos “textuais”, ou seja, da introdução até o final do trabalho.
  • As páginas pré-textuais são contadas, mas não numeradas.
  • A posição da paginação deve ser à 2cm da borda superior da folha.

3 - TÍTULOS E SUBTÍTULOS

  • São separados do texto que os precede e sucede por 1 espaço de 1,5; (normatambém bastante flexível entre as faculdades)
  • A indicação é que o destaque destes elementos é feito utilizando-se negrito, itálico, maiúsculas e sublinhado. Assim, cada instituição poderá adotar seus próprios critério.
  • O alinhamento deve seguir a posição horizontal da 1º letra caso haja mais de 1 linha compondo o título ou subtítulo.

3 - INDICATIVO NUMÉRICO

  • A numeração dos títulos e subtítulos é feita iniciando-se pela introdução e terminando-se na conclusão. (normalmente)
  • A numeração é feita em algarismos arábicos e separadas do texto por um espaço em branco (sem ponto ao final do número)

4 - TÍTULOS SEM INDICATIVO NUMÉRICO

Existem alguns títulos que não recebem numeração e, por esta razão, são centralizados na página. São eles:

  • Agradecimentos;
  • Resumo;
  • Listas (figuras, gráficos, tabelas, quadros);
  • Sumário;
  • Referências;
  • Apêndices e Anexos.

Apesar deste padrão, algumas faculdades (ou orientadores) pedem para não se numerar aintrodução, entre outras normativas “diferentes” do costumeiro. Consulte sempre o manual da instituição para ter certeza do “correto”.

 

5 - CITAÇÕES DIRETAS LONGAS (mais de 3 linhas)

  • As citações longas devem ter um recuo de 4 cm da margem esquerda dodocumento.
  • Estas citações não recebem aspas e nem itálico (salvo palavras estrangeiras).
  • Pode-se usar o negrito, explicando-se ao final se “grifo nosso” ou “grifo do autor”.

6 - CITAÇÕES DIRETAS CURTAS (até 3 linhas)

As citações curtas devem ter configuração normal de parágrafo, porém com abertura de aspas no início e final da mesma.

7 - INDICATIVO DE AUTORIA NAS CITAÇÕES

Toda citação, seja ela longa, curta, direta ou indireta, deve ter sua respectiva autoria destacada, sob pena de ser considerada plágio. Veja mais detalhes em

8 - FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

  • A legenda de qualquer desses elementos deve aparecer na parte superior das mesmas, precedido pela designação correspondente e respectivo número consecutivo. (mas há instituições que, dependendo do elemento, pede para fiquem na parte inferior dos mesmos)
  • Na parte inferior, indicar a fonte (referência) de onde a mesma foi obtida.
  • Caso o próprio autor do trabalho tenha “construído” o elemento em questão, citar a fonte como: “do autor”. Consultar orientador sobre o melhor termo a adotar nesta situação.

9 - NOTAS DE RODAPÉ

  • As notas são separadas do texto por uma linha de 5cm, alinhada à margem esquerda do documento;
  • Seguem alinhamento padronizado dos caracteres tendo-se por base a posição vertical da primeira letra.

10 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Devem ser separadas entre si por um espaço simples. Obedecem a normatização NBR 6023.

 


 

11 - ESTRUTURA ABNT DO TRABALHO CIENTÍFICO

Todo trabalho científico conta basicamente com esta estrutura fundamental:


ESTRUTURA

 

ELEMENTO

OPÇAO

PARTE 
EXTERNA

PRÉ- 
TEXTUAIS

Capa

Obrigatório

Lombada

Opcional

PARTE INTERNA

PRÉ- TEXTUAIS

Folha de rosto

Obrigatório

Errata

Opcional

Folha de aprovação

Obrigatório

Dedicatória(s)

Opcional

Agradecimentos

Opcional

Epígrafe

Opcional

Resumo na língua vernácula

Obrigatório

Resumo em língua estrangeira

Obrigatório

Lista de ilustrações

Opcional

Lista de tabelas

Opcional

Lista de abreviaturas e siglas

Opcional

Lista de símbolos

Opcional

Sumário

Obrigatório

TEXTUAIS

Introdução

Obrigatório

Desenvolvimento

Obrigatório

Conclusão

Obrigatório

PÓS- TEXTUAIS

Referências

Obrigatório

Glossário

Opcional

Apêndice(s)

Opcional

Anexo(s)

Opcional

Índice(s)

Opcional

12 - Esta é a estrutura ABNT normalmente utilizada em trabalhos acadêmicos e solicitada pelas instituições de ensino 

estrutura trabalhos normas abnt

13 - ESTES SÃO OS ESPAÇAMENTOS E MARGENS PADRÕES

espaçamentos e margens normas ABNT

O Projeto da Pesquisa
 
1 - Escolha do Tema
 

Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha:


     1.1 - Fatores internos

- Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. 
        Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento. 

        - Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. 
        Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, não relacionado à pesquisa. 

        - O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. 
        É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área. 

     1.2 - Fatores Externos
 
        - A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. 
        Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.
 
        - O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. 
        Quando a instituição determina um prazo para a entrega do relatório final da pesquisa, não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho. 

        - Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.
 
        Um outro problema na escolha do tema é a disponibilidade de material para consulta. Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundárias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primárias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado.
 

2 - Levantamento ou Revisão de Literatura 


        O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. 
        Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes. 


      2.1 - Sugestões para o Levantamento de Literatura 

     2.1.1 – Locais de coletas


        Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituições, indivíduos ou acervos deverão ser procurados. 


        2.1.2 – Registro de documentos 


        Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox, fotografias ou outro meio qualquer.

 
        2.1.3 – Organização 


        Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa. 
        O levantamento de literatura pode ser determinado em dois níveis:

 
        a - Nível geral do tema a ser tratado. 

Relação de todas as obras ou documentos sobre o assunto.
 
        b - Nível específico a ser tratado.
 
        Relação somente das obras ou documentos que contenham dados referentes à especificidade do tema a ser tratado.
 
3 – Problema
 
        O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.

 Exemplo: 

Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça. 

Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.

 

4 – Hipótese


        Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para a pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
 
     Exemplo: (em relação ao Problema definido acima)
 
Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.
 
5 – Justificativa


        A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
 
        Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.
 

6 – Objetivos


        A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim.


        Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias.


        Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: 
esclarecer tal coisa; 
definir tal assunto; 
procurar aquilo; 
permitir aquilo outro,
demonstrar alguma coisa etc..

 

7 – Metodologia


        A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. 

        É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

8 – Cronograma


        O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. 
        Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador. 


9 – Recursos


        Normalmente as monografias, as dissertações e as teses acadêmicas não necessitam que sejam expressos os recursos financeiros. Os recursos só serão incluídos quando o Projeto for apresentado para uma instituição financiadora de Projetos de Pesquisa. 
        Os recursos financeiros podem estar divididos em Material Permanente, Material de Consumo e Pessoal, sendo que esta divisão vai ser definida a partir dos critérios de organização de cada um ou das exigências da instituição onde está sendo apresentado o Projeto.


     9.1 - Material permanente


             São aqueles materiais que têm uma durabilidade prolongada. Normalmente é definido como bens duráveis que não são consumidos durante a realização da pesquisa. 
             Podem ser: geladeiras, ar refrigerado, computadores, impressoras etc. 

     Exemplo:


ITEM

   CUSTO (R$)   

Computador

1.700,00

Impressora

500,00

Scanner

400,00

Mesa para o computador

300,00

Cadeira para a mesa

200,00

TOTAL:

3.100,00


     9.2 - Material de Consumo
 
             São aqueles materiais que não têm uma durabilidade prolongada. Normalmente é definido como bens que são consumidos durante a realização da pesquisa. 
             Podem ser: papel, tinta para impressora, gasolina, material de limpeza, caneta etc. 
 Exemplo:


ITEM

   CUSTO (R$)   

10 caixas de disquete para computador

100,00

10 resmas de papel tipo A4

200,00

10 cartuchos de tinta para impressora

650,00

TOTAL:

950,00


     9.3 - Pessoal 

             É a relação de pagamento com pessoal, incluindo despesas com impostos. 

     Exemplo:


ITEM

  CUSTO MENSAL (R$)  

  CUSTO TOTAL (R$)  
(10 meses)

1 estagiário pesquisador

500,00

5.000,00

1 datilógrafo

200,00

2.000,00

1 revisor

 

2.000,00

Impostos incidentes (hipotético)

 

4.000,00

TOTAL:

700,00

13.000,00


10 – Anexos


        Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto. A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa.

11 – Referências


        As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultados no Levantamento de Literatura.
 
        Exemplos para elaboração das Referências, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

12 – Glossário
 
        São as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhadas de definição.
 
        Também não é um item obrigatório. Sua inclusão fica a critério do autor da pesquisa, caso haja necessidade de explicar termos que possam gerar equívocos de interpretação por parte do leitor.

 

ROTEIRO CONFECÇÃO PROJETO PESQUISA


*1 CAPA
*2 FOLHA DE ROSTO
*3 FOLHA DE APROVAÇÃO
*4 TÍTULO
  5 PROBLEMA
  6 HIPÓTESE(S)
  7 OBJETIVOS

    1. GERAL
    2. ESPECÍFICO(S)

*8 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO (RELEVÂNCIA) OBS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
*9 METODOLOGIA
9.1 TIPO DE PESQUISA
9.2 AMOSTRA
9.2.1 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
9.2.2 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO
9.2.3 GRUPOS DE ESTUDO
9.3 MATERIAIS E MÉTODOS
9.3.1 MATERIAL UTILIZADO
9.3.2 TECNICAS DE UTILIZAÇÃO
9.3.3 EQUIPE
9.3.4 PROTOCOLOS
9.3.5 TARTAMENTODOS DADOS
*10 CRONOGRAMA
*11 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*12 APÊNDICES
12.1 TCLE
12.2 FICHAS UTILIZADAS
12.3 PROTOCOLOS

______________________________________________________________________________

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (fonte 16)
CURSO DE FISIOTERAPIA (fonte 16)

 

 

TÍTULO DO TRABALHO ( 14)

 

 

Autor: ( fonte 14, o aluno deverá colocar seu nome completo)

 

Orientador: (14, nome completo, sem títulos)
Co-orientador (se, houver) (14, nome completo )

______________________________________________________________________________

 

         Rio de Janeiro (fonte 12)
                 Ano ( fonte 12)

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (14)
CURSO DE FISIOTERAPIA (14)

 

 

  TÍTULO DO TRABALHO (14)

 

Por: (12)
Nome do aluno (12)

Projeto apresentado a Disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica como requisito parcial para aprovação na referida disciplina.
Professor da disciplina:
 ____________________________________

Co-orientador:________________________        
                                  ( se houver) (12)

 

 

         Rio de Janeiro (12)
                       Ano

______________________________________________________________________________

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (14)
CURSO DE FISIOTERAPIA (14)

 

 

  TÍTULO DO TRABALHO (14)

 

 Por( fonte 14)

 Nome do aluno ( 14)

 

 

Banca examinadora: (14)
                                                                                                      
________________________________________
Prof. da Disciplina (fonte 12)

 

________________________________________
Orientador (fonte 12)

 

__________________________________________________
Co-orientador (fonte 12)

______________________________________________________________________________

 

SUMÁRIO (12)
Espaço 2,0
Inserir os títulos dos capítulos em caixa alta, ou seja, todas as letras maiúsculas e subitens com letra maiúscula em caixa baixa e um recuo com as  páginas correspondentes a sua localização.
Lembrar que as páginas pré-textuais são numeradas com números romanos minúsculos.

Inserir também lista de figuras, tabelas e gráficos. (Se houver)

Até aqui a numeração das folhas deverão ser em cima e a direta utilizando números minúsculos em romanos, deixando a capa, folha de rosto e a de aprovação sem numeração e sem contagem.

Todo o projeto deve ser formatado com fonte tipo Times New Roman ou Arial, tamanho 12 com espaço entre linhas com espaço de 1,5 e justificado.

 

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________

1 - Título (12)
      Aqui se coloca o Título do trabalho (12)

2 - Problema (12)
Aqui o problema do seu estudo (12)
O problema é obrigatoriamente uma pergunta.
É a pergunta central do seu trabalho.
É ela que norteia todo o trabalho. É ela que será respondida ao final.
Exemplo: 
Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça. 
Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.

3 - Hipótese (12)
        Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para a pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada. 
     Exemplo: (em relação ao Problema definido acima) 
Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.(12)

4 - Objetivos (12)
É apenas o título deste capítulo, coloca-se espaço 1,5 e pula-se para os subtítulos a seguir.
A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.
demonstrar alguma coisa etc..

 ______________________________________________________________________________

4.1 - Geral (12)
Objetivo é sinônimo de meta, fim.

4.2 – Específico(s) (12)
Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; 
definir tal assunto; 
procurar aquilo; 
permitir aquilo outro,

5 – Justificativa (12)
A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado.Tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa.
A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento. 
Ela é feita através de uma breve Revisão da Bibliografia, citando-se os autores e embasando a relevância do estudo nos estudos anteriormente feitos pelos autores citados.

6 – Métodologia (12) (è apenas o Título do Capítulo)
5.7 – Metodologia

Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
É a explicação do tipo de pesquisa, da amostra e dos seus critérios de inclusão e exclusão, dos grupos de estudo, do materiall utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da das formas de tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

 ______________________________________________________________________________

6.1- Tipo de Pesquisa

6.2 - Amostra
6.2.1- Critérios de inclusão
6.2.2 – Critérios de exclusão
6.3 – Grupos de estudo
6.4 – Materiais e Métodos
6.4.1 – Material utilizado
6.4.2 – Técnica de utilização
6.5 - Equipe
6.6 - Protocolos
6.7 – Tratamento de dados

7 – Cronograma
Cronograma 

        O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. 
        Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador. 

     Exemplo: (é apenas um exemplo, deverá ser adaptado para o seu calendário )

 

ATIVIDADES     /     PERÍODOS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1

Levantamento de literatura

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Montagem do Projeto

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

3

Coleta de dados

 

 

X

X

X

 

 

 

 

 

4

Tratamento dos dados

 

 

 

X

X

X

X

 

 

 

5

Elaboração do Relatório Final

 

 

 

 

 

X

X

X

 

 

6

Revisão do texto

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

7

Entrega do trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

______________________________________________________________________________ 

8 – Referências Bibliográficas

Inserir toda literatura utilizada no projeto com utilização de formatação da ABNT, para isso o aluno poderá utilizar o material de apoio do TCC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ______________________________________________________________________________

 

9 - Apêndices

No apêndice será inserido tudo que foi elaborado pelo autor discente para a execução do estudo.
Ficha elaborada para a coleta de dados do estudo

Protocolo passo a passo de avaliação e tratamento que será aplicado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ______________________________________________________________________________

10 - Anexos

Anexar cópia reprográfica dos 5 artigos indexados ou validados relacionados com o tema estudado, que foram usados na justificativa do trabalho e citados na Referência Bibliográfica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ______________________________________________________________________________

Orientações

O texto deve ser digitado em espaço 1,5 exceto as referências que devem ter espaço 1 e devem ocupar apenas o anverso da página.

Fonte Arial ou Ttimes New Roman, tamanho 12 para o texto e, tamanho 10 para a citação direta de mais de três linhas.

Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões latinas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples).

Alinhamento, no texto, deve ser utilizado o justificado.
A impressão deve ser feita exclusivamente em papel branco, formato A4 (21,0 x 29,7cm), de boa opacidade e de qualidade que permita a impressão e leitura.

A imagem impressa deve ser de boa qualidade, com caracteres nítidos.

As margens devem permitir encadernação e reprodução corretas:
Margem esquerda: 3,0 cm
Margem direita: 2,0 cm
Margem superior: 3,0 cm
Margem inferior:2,0 cm

 

Numeração Todas as folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas, porém não numeradas.

 

 

 

 

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