SEGUNDA FEIRA, 16 DE DEZEMBRO DE 2019 siga-nos:

Graduação em Pedagogia

 

Ato Legal: Autorização: Portaria SESu Nº 824, de 20/09/2007, DOU de 21/09/2007, Seção 1

Missão
O curso de Licenciatura em Pedagogia da FRASCE tem como missão formar profissionais da Educação atentos aos problemas contemporâneos, questionadores da ordem social e engajados na busca por soluções possíveis. Com isso, o estímulo institucional se desenvolve para a promoção da cidadania e da inclusão social no contexto educacional, compreendendo-o como processo essencial para a evolução da sociedade.

Visão
Ser reconhecido como um curso  que prima pela qualidade do ensino de forma competente, habilitando profissionais de educação competitivos que a partir de prática reflexiva e de base sólida seja reconhecido  pelos saberes historicamente construídos,com qualidade acadêmica e social, espírito empreendedor em toda sociedade, em especial a do Rio de Janeiro.

Perfil do Curso
A Faculdade de  Reabilitação da ASCE - FRASCE  tem como foco central de sua missão ser agente transformador da sociedade pelo desempenho de suas funções básicas, o ensino, iniciação cientifica  e a extensão, com ênfase na prestação de serviços à comunidade, com responsabilidade social, inclusão social, buscando a excelência do ensino: informando e transformando o indivíduo para o pleno exercício da cidadania e profissões. Com seu alto compromisso com a valorização do humano e a promoção do desenvolvimento sócio econômico e cultural da Cidade do Rio de Janeiro, a FRASCE se firma no objetivo de expandir com qualidade, viabilizando a inclusão social.

A FRASCE se encontra na Zona Norte do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Higienópolis e tem em sua redondeza outros bairros tradicionais como Bonsucesso, Olaria, Ramos, Brás de Pina, Penha, Penha Circular, Del Castilho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Maria da Graça, Abolição, Cachambi, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Madureira entre outros.

O bairro de Higienópolis que tem a sua fundação nos anos de mil novecentos e trinta a partir de loteamento dos terrenos e posterior construção de casas residenciais. O bairro foi caracterizado inicialmente como residencial, entretanto com a industrialização incorrida na primeira metade do século passado, a região passou a abrigar duas grandes indústrias como a GE e a Fábrica de Tecidos Nova América, além de outras indústrias menos conhecidas. A chegada dessas indústrias promoveu um aumento populacional na região que vinham em busca emprego e acabam por se instalar nos arredores destas.
Com 1.718 estabelecimentos de ensino fundamental, 1.492 unidades pré-escolares, 566 escolas de nível médio e 66 instituições de nível superior, a rede de ensino carioca é a segunda mais extensa do país. Ao total, são 1.414.048 matrículas e 73.508 docentes registrados.

O fator "educação" do IDH no município atingiu em 2000 a marca de 0,933 - patamar consideravelmente elevado, em conformidade aos padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - ao passo que a taxa de analfabetismo indicada pelo último censo demográfico do IBGE foi de 4,4% (superior apenas às das capitais da região Sul).

Tomando-se por base o relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2007, o Rio obteve a terceira melhor colocação dentre as capitais brasileiras. Na classificação geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2005, três escolas cariocas ocuparam os primeiros lugares: o Colégio de São Bento, o Colégio Santo Agostinho e o Colégio PH. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, foi a instituição pública de nível médio a alçar a maior nota no quadro nacional, conquistando a quinta posição. Em 2007, oito escolas da cidade figuraram entre as 20 melhores do ranking, sendo os colégios São Bento e Santo Agostinho os respectivos primeiro e segundo colocados. Em 2008, sete escolas apareceram na lista.

Contudo - e em consonância aos grandes contrastes verificados na metrópole -, em regiões periféricas e empobrecidas, o aparato educacional público de nível médio e fundamental é ainda deficitário dado a escassez relativa de escolas ou recursos. Nesses locais, a violência costuma impor barreiras ao aproveitamento escolar, constituindo-se numa das causas preponderantes à evasão.

A Faculdade de Reabilitação da ASCE - FRASCE tem consciência de sua responsabilidade social no desenvolvimento e transformação do município do Rio de Janeiro em sua área de influência - a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em suas atividades pretende:

  1. promover projetos de ensino nos níveis de graduação, pós-graduação, especialização e formação profissional;
  2. promover projetos extensionistas voltados para a comunidade externa com objetivo de atender as demandas existentes;
  3. promover e direcionar projetos de iniciação cientifica  para solução de problemas regionais;
  4. incentivar a participação de discentes nos projetos de ensino, de iniciação cientifica  e extensão. Visando despertar a consciência social e em contrapartida financiar total ou parcialmente sua educação;

A Inserção Regional se caracteriza:

  1. pela formação de profissionais (docentes, alunos, egressos e membros regionais) interligados e voltados para objetivos convergentes, no caso o desenvolvimento e transformação regional
  2.             pela geração de conhecimento sustentados a partir de projetos extensionitas que retratam a realidade regional;
  3. pelo repasse do conhecimento por meio do ensino buscando a reflexão baseada nesse novo conhecimento.

É dentro deste espírito e propósito que é oferecido o curso de Pedagogia da Faculdade de Reabilitação da ASCE - FRASCE.

 

SECRETARIA
Tels.:
 3866-0029 / 3868-8279 / 2209-9431 / 2209-9439 / 2209-9441
E-mail: secretaria.frasce@frasce.edu.br

Rua Uarumã, n° 80 - Higienópolis,Rio de Janeiro - RJ

 

 Organização curricular

 

 

 

 

FRASCE - Faculdade de Reabilitação da ASCE
Rua Uarumã nº 80 - Higienópolis - Rio de Janeiro - RJ
(21) - 3866-0029|3868-8279

Copyright © FRASCE - Produzido por www.ndtec.com.br